Significado de Agonia

O que é Agonia:

Agonia é uma palavra utilizada para definir um sentimento de angústia, sofrimento ou aflição. Também pode significar um estado de ansiedade e de pressa ou o sentimento de desconforto causado pelo enfrentamento de uma situação desagradável.

A palavra é um substantivo feminino originada do termo grego agonía, que significa o período anterior à morte. Também é derivada do latim agonĭa que tem o significado ansiedade.

Algumas pessoas confundem a escrita da palavra com "agunia". A forma correta de escrever o termo é agonia.

São sinônimos de agonia: ansiedade, inquietação, angústia, perturbação, tormento, inconstância e colapso. Por outro lado, os antônimos da palavra são: tranquilidade, paciência, serenidade, calma e quietude.

Na medicina o termo agonia é usado para se referir a uma dor aguda ou ao momento anterior à morte de alguém (agonizar). Também significa o conjunto de acontecimentos que precede a morte, como respiração ofegante e diminuição das funções vitais. O termo médico usado para definir a agonia pré-morte é estertor.

Agonia também pode ser usada para se referir a uma melodia específica tocada por um sino para anunciar a morte de alguém.

A palavra pode ser usada em um sentido figurado com o significado de algo que está em declínio ou próximo do fim.

Exemplo: Estamos próximos da agonia da água potável.

Veja também os significados de Ansiosidade, Ansioso e Angústia.

Data de atualização: 27/11/2017.