Significado de Agregado

O que significa Agregado:

Agregado é um adjetivo masculino que classifica algo que foi adicionado, aglomerado, associado, anexado.

No Brasil a palavra agregado pode ter outros significados. Por vezes indica uma pessoa que apesar de não fazer parte de uma família, participa das suas rotinas. Pode ser o namorado de uma filha, por exemplo. Em algumas regiões do Brasil também pode ser uma palavra usada para descrever uma pessoa que executa serviços em uma fazenda, mas não tem um contrato de trabalho.

Na construção civil, agregados são materiais minerais, normalmente grãos como o cascalho, areais naturais, pedra britada, etc. Esses agregados podem ser artificiais ou naturais e são usados em obras de construção.

Alguns sinônimos de agregado podem ser: adjunto, ligado, associado, reunido.

Agregado social

Um agregado social é o conjunto de indivíduos que apesar de estarem fisicamente próximos, têm pouca interação social.

Ao contrário do que acontece em uma família ou um clube, no agregado familiar não se verificam relações sociais estáveis.

O que é comum aos diversos elementos de um agregado social é a sua proximidade física e espacial, como por exemplo, um conjunto de pessoas que assistem a um espetáculo musical. O agregado social não possui hierarquia nem a organização de um grupo social.

Valor agregado

No âmbito da economia, o valor agregado remete para um atributo de qualidade, consiste no aumento de valor de um determinado produto de uma empresa.

O valor agregado permite medir o valor que é gerado pelo sistema produtivo de um determinado agente econômico.

Agregado familiar

É considerado como agregado familiar um grupo de pessoas que têm ligações jurídicas familiares e que vivem na mesma casa e fazem parte da mesma economia familiar.

Data de atualização: 29/10/2014.