Significado de Agricultura Orgânica

O que é Agricultura Orgânica:

Agricultura orgânica, também conhecida como agricultura biológica, é um sistema de produção, que tem por objetivo principal preservar a saúde do meio ambiente, os ciclos, as atividades biológicas do solo e a biodiversidade.

Na agricultura orgânica, a produção de alimentos e demais produtos vegetais é feita sem a utilização de fertilizantes sintéticos, agrotóxicos ou pesticidas em geral e reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação dos animais.

Por aplicar os conhecimentos da ecologia, na visão holística, a agricultura orgânica é considerada como um organismo integrado com a fauna e a flora. No momento que utiliza os insumos orgânicos, biológicos, ecológicos, estará privilegiando o uso eficiente dos recursos naturais, dos processos biológicos, mantendo assim a biodiversidade, o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental e a qualidade de vida das pessoas.

A agricultura orgânica está relacionada com a agroecologia, uma área que se ocupa da produção ecologicamente sustentável. Os princípios agro ecológicos mais importantes da agricultura orgânica são: o respeito pela natureza, a diversificação de culturas, o solo como organismo vivo e a independência dos sistemas de produção.

Na agricultura orgânica são utilizados somente o esterco animal, a rotação de culturas, a adubação verde, a compostagem e o controle biológico de pragas e doenças, para o desenvolvimento sustentável.

Em muitos países, como Estados Unidos, Japão, Austrália e Brasil já existe um programa específico para regular e desenvolver esta atividade. A legislação brasileira, para os produtos alimentícios, foi assinada em 23/12/2003 e regulamentada em Dezembro de 2007, na Lei 10.831.

O significado de Agricultura Orgânica está na categoria: Geral