Significado de Agrotóxicos

O que são Agrotóxicos:

Os agrotóxicos são substâncias usadas na agricultura para eliminar e controlar pragas em plantações, como insetos, fungos, carrapatos e ervas daninhas que atingem as lavouras.

São produtos químicos - também conhecidos como defensivos agrícolas ou pesticidas - que alteram as áreas de cultivo. Um dos usos mais comuns ocorre nas monoculturas - cultivo agrícola de uma única espécie (uma plantação de soja é um exemplo de monocultura).

Mas os agrotóxicos não são utilizados somente nas plantações, também ser usados para combater infestações e doenças em outros ecossistemas, como em florestas, pastagens e ecossistemas hídricos (rios, lagos e lençóis freáticos).

Conforme dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, os cinco países que mais consomem agrotóxicos em suas lavouras são:

  1. Brasil
  2. Estados Unidos
  3. China
  4. Japão
  5. França

Agrotóxicos no Brasil

Os dados sobre uso de agrotóxicos no Brasil variam conforme o tipo de análise feita. Como vimos, o Brasil é o primeiro no ranking de consumidores de pesticidas.

Já na análise que leva em conta o consumo por área cultivada, o país fica em sétimo lugar. Quando se considera o tamanho da produção agrícola, o país cai para décimo terceiro no ranking do uso de agrotóxicos.

Lei dos agrotóxicos

No Brasil, o uso de agrotóxicos é controlado pela lei nº 7.802/89. Ela estabelece o que são agrotóxicos e como deve ser feito o registro dos produtos que têm uso autorizado no Brasil, para garantir mais segurança, tanto para os trabalhadores rurais, como para a população consumidora dos alimentos.

A lei de agrotóxicos também define algumas proibições do uso de agrotóxicos, como os que comprovadamente causem prejuízos à saúde humana ou que provoquem grandes impactos ambientais, como alterações em características naturais do meio ambiente.

Leia mais sobre o meio ambiente.

Tipos de agrotóxicos

Os agrotóxicos são classificados de acordo com o tipo de praga que combatem. Existem diversas classificações, as principais são:

  • Inseticidas: combatem a infestação de insetos.
  • Herbicidas: eliminam as ervas daninhas.
  • Fungicidas: agem no combate a fungos.
  • Raticidas: combatem os animais roedores.
  • Acaricidas: combatem as infestações de ácaros.

AgrotóxicosAplicação de agrotóxico em uma plantação.

Classificação toxicológica dos agrotóxicos

Os agrotóxicos também são classificados conforme o grau de toxicidade: de extremamente tóxico a pouco tóxico. De acordo com essa avaliação, recebem a indicação de uma cor.

Veja quais são as indicações feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

Extremamente tóxico Vermelho
Altamente tóxico Amarelo
Medianamente tóxico Azul
Pouco tóxico Verde

Riscos do uso de agrotóxicos

Há pesquisas que indicam que os principais perigos da exposição aos agrotóxicos são intoxicação ao consumir alimentos ou água contaminados. A intoxicação dos agricultores pelo contato direto com essas substâncias também é apontada como um perigo à saúde.

Além desse risco - que pode acontecer pelo contato ou pelo consumo - outros efeitos do contato direto ou prolongado com pesticidas podem ser:

  • alergias,
  • irritações na pele,
  • dores de estômago,
  • diarreia,
  • vômitos,
  • problemas respiratórios,
  • doenças hepáticas.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o contato contínuo com essas substâncias pode causar problemas de saúde mais graves, como: maior risco de desenvolver câncer, problemas de fertilidade, má formação fetal e alterações hormonais.

Riscos para o meio ambiente

O uso de agrotóxicos também pode oferecer riscos à preservação do meio ambiente, pois pode haver contaminação dos solos, da vegetação e das águas. Os animais também podem sofrer consequências pela intoxicação com agrotóxicos.

Além disso, a poluição do meio ambiente também pode ser elevada pelo uso exagerado desses produtos químicos.

Saiba mais sobre a poluição ambiental e leia também os significados de agricultura e agricultura orgânica.

Data de atualização: 24/10/2019.