Significado de AHCI

O que é AHCI:

AHCI é uma sigla do mundo informático que significa Advanced Host Controller Interface e é um padrão técnico definido pela Intel que especifica a operação de adaptadores de barramento de host SATA (Serial ATA).

O AHCI está presente nos chips tecnologicamente mais avançados da Intel. Além disso, o modo AHCI está ativado na BIOS, onde habitualmente existem 3 configurações disponíveis: IDE, AHCI e RAID. As configurações AHCI e RAID necessitam de um dispositivo de armazenamento que contenha o driver, para que este seja incluído na instalação do sistema operacional (através da tecla F6). Se isto não acontecer, os discos rígidos não serão detectados.

Este modo tem como principais vantagens:

  • concede um apoio ao Comando Nativo de Enfileiramento (NCQ), capacitando as unidades SATA a aceitarem mais de um comando de cada vez, aumentando o nível de eficiência;
  • oferece um apoio na troca a quente (hot plugging) de dispositivos;
  • confere suporte às rotações escalonadas entre várias unidades quando o sistema operacional é inicializado.

No modo AHCI, o disco duro comunica com o resto do sistema no computador usando um controlador de armazenamento SATA. O AHCI dá aos desenvolvedores de software e designers de hardware um método padrão para a detecção, configuração e programação de adaptadores SATA / AHCI.

Data de atualização: 20/05/2013.