Significado de Aiatolá

O que é Aiatolá:

Aiatolá é um alto título na hierarquia religiosa entre os muçulmanos xiitas.

No islamismo xiita, a figura do aiatolá é considerada como a de maior importância, pois representa o máximo de conhecimento religioso dentro da doutrina islâmica.

No Irã, os aiatolás têm o poder de controlar a legislação do país, com o intuito de garantir que as leis estejam de acordo com o Sharia (lei islâmica).

O aiatolá também controla as eleições, o sistema judiciário e as forças de segurança do Irã, garantindo que haja o cumprimento das regras islâmicas de conduta moral.

Mesmo o Irã sendo considerado uma república, onde há a eleição de um presidente e a presença de um parlamento, na prática, o país é dominado pela figura do aiatolá.

Para que determinada pessoa se torne um aiatolá, esta precisa ser diretamente nomeada por outro aiatolá, que reconhece as características necessárias para que possa ser merecedor deste título.

Além de possuir discernimento e conhecimentos profundos sobre a filosofia da doutrina islâmica xiita, para se tornar aiatolá a pessoa deve ser também tida como uma descendente direta do profeta Maomé.

Assim sendo, não possui uma votação para a escolha deste líder religioso, sendo necessária apenas a sua nomeação ou indicação por outro aiatolá ou Xeque – título atribuído ao estudioso do sharia.

Saiba mais sobre o significado de Xiita.

Esta palavra se originou a partir do árabe ayatollah, que significa literalmente “sinal de Alá na Terra”. Ou seja, segundo os princípios do islamismo xiita, o aiatolá seria um sinal de Deus entre os mortais, alguém com discernimento religioso que orienta o ser humano na sua caminhada.

Para a doutrina islâmica xiita, o mais importante aiatolá de todos foi Ruhollah Khomeini, líder espiritual da Revolução Iraniana, responsável por tomar o poder do país das mãos do Xá Mohammad Reza Pahlevi, e instaurar a República Islâmica do Irã, em 1979.

Ver também o significado do Islamismo.

Data de atualização: 12/11/2019.