Significado de AJAX

O que é AJAX:

AJAX é acrônimo em língua inglesa de "Asynchronous Javascript and XML", que em português significa "Javascript e XML Assíncronos". Designa um conjunto de técnicas para programação e desenvolvimento web que utiliza tecnologias como Javascript e XML para carregar informações de forma assíncrona.

O criador do termo AJAX foi o pesquisador norte-americano Jesse James Garrett. Desde que o modelo AJAX começou a ser utilizado, é visto como uma ferramenta revolucionária, que torna mais agradável a navegação e utilização de serviços diversos na internet.

O desenvolvimento em AJAX permite a criação de páginas mais criativas e com maior interação com o usuário. A sua utilização foi importante para a criação do conceito Web 2.0. que tornou a experiência do usuário mais interessante e proveitosa.

Alguns serviços do Google como o Gmail, Google Earth e Google Maps fazem uso das ferramentas AJAX.

Ao usar AJAX no desenvolvimento de serviços para web, a informação é carregada de maneira mais simples e precisa. O usuário não precisa aguardar que a página seja totalmente recarregada quando faz uma requisição, pois o servidor só irá retornar os dados relevantes, reduzindo o tráfego de dados pela rede.

Data de atualização: 22/06/2013.