Significado de Ajuntar

O que significa Ajuntar:

Ajuntar é um verbo (transitivo, intransitivo e pronominal) que significa colocar junto, aproximar, unir, acrescentar, associar, aglomerar.

Além disso, ajuntar também pode ter o sentido de unir forças e reduzir a distância entre dois elementos. Ex: Os meus amigos se ajuntaram para me proteger dos assaltantes.

Uma das expressões mais comuns com esta palavra é "ajuntar dinheiro", que significa poupar e guardar dinheiro. Ex: Durante cinco anos ele ajuntou dinheiro para comprar um carro novo.

Na Bíblia, existem vários versículos com ajuntar ou com conjugações desse verbo. Uma das passagens mais conhecidas fala sobre ajuntar tesouros no céu e se encontra em Mateus 6:20: "Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem podem destruir, e onde os ladrões não arrombam e roubam."

Nesta passagem do Sermão da Montanha, Jesus aponta para a importância de nos preocuparmos e dedicarmos a nossa vida nas coisas do Reino de Deus, que duram para sempre, e não nas coisas materiais deste mundo, que são passageiras.

Ajuntar ou juntar

Muitas pessoas têm dúvidas em relação à utilização, mais concretamente entre ajuntar e juntar. As duas formas estão corretas e são sinônimos.

Apesar de não ser considerada uma palavra incorreta, ajuntar costuma ser uma palavra mais usada em contextos informais.

Data de atualização: 30/10/2014.