Significado de Alargador

O que é Alargador:

Alargador é um objeto utilizado para alargar algumas partes do corpo humano, principalmente orelhas e lábios.

Atualmente, diferentes “tribos urbanas” adotam os alargadores como um adereço estético, que é considerado sinal de beleza e estilo nestes grupos específicos.

Existem diversos tipos e tamanhos diferentes de alargadores, que são medidos normalmente por milímetros. O menor alargador tem 1 milímetro de espessura e é aconselhado que as pessoas que desejam pôr um alargador comece por esta medida.

Conforme o corpo for se acostumando com o tamanho do alargador inicial, pode-se colocar peças maiores (2 mm, 4 mm, 6 mm e etc). Aconselha-se a aumentar de 2 em 2 milímetros a cada três meses, em média.

Por norma, o corpo consegue cicatrizar e fechar completamente o furo feito por um alargador de até 8mm, no entanto, este processo varia muito do organismo e estrutura de cada pessoa.

Existem três principais modos de colocação de um alargador: pinos de inserção, scalp ou dermal punch.

O uso dos pinos de inserção é mais comum. Com esta técnica é feito um furo no lóbulo da orelha (furo de brinco normal), após é colocado um pino que tem as pontas finas e vai engrossando no meio, permitindo a dilatação do orifício aos poucos.

O scalp consiste no uso de um bisturi para fazer um pequeno corte no lóbulo da orelha. Com isso, um alargador de até 10 mm poderia ser posto.

Já o dermal punch é a técnica que utiliza uma ferramenta cirúrgica para biópsias, capaz de cortar uma “fatia circular” do lóbulo, permitindo a colocação do alargador.

Lembrando que a colocação de um alargador deve ser feita por um body piercer qualificado, com todas as condições de higiene necessárias.

Ver também o significado de piercing no nariz.

Origem dos alargadores

O uso de alargadores pode parecer uma moda recente, mas o ato de alargar orelhas e lábios é muito antiga.

Alguns pesquisadores acreditam que povos da África e tribos indígenas das Américas tenham sido os primeiros a usar alargadores como ornamentos estéticos e que simbolizavam poder ou sabedoria.

Para os indígenas da tribo Kayapó, por exemplo, o uso do alargador no lábio inferior é um sinal de grande prestígio, pois simboliza que aquela pessoa tem o dom da oratória e sabedoria.

Na África, algumas tribos ainda usam o chamado “lipplate”, ou seja, pedaços redondos de madeira ou bambu que utilizam para alargar os lábios como sinal de beleza.

Atualmente, as pessoas utilizam os alargadores apenas por uma questão estética, porém, inicialmente, estas peças eram um símbolo de distinção social e hierárquica de extremo respeito.

Data de atualização: 30/11/2015.