Significado de Alma mater

O que é Alma mater:

Alma mater é uma expressão em latim que significa “mãe que alimenta” ou “a mãe que nutre”, na tradução literal para a língua portuguesa.

Alma mater é uma frase muito comum para designar instituições de ensino que formem intelectualmente os seus alunos, como as universidades, por exemplo.

Ver também o significado de universidade.

No entanto, este termo era utilizado na Roma Antiga como referência as deusas mães dos romanos, como Vênus, Ceres e Cibele.

Durante o cristianismo medieval, alma mater também era utilizada como uma expressão de reverência à imagem da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

Os poetas romanos e demais povos que tinham o latim como sua língua materna, usavam esta expressão como um sinônimo de “minha pátria”, pois seria a responsável em abrigar, defender e “nutrir” os seus cidadãos.

Voltando para o significado típico na contemporaneidade, alma mater passou a ser considerado um segundo nome para algumas universidades. A Universidade de Bolonha, por exemplo, também é conhecida por Alma Mater Studiorum, que significa “mãe que nutre os estudos”.

Data de atualização: 11/07/2016.