Significado de Alopécia

O que é Alopécia:

Alopécia é o termo médico usado para definir a perda de cabelos ou pelos. A perda pode ser definitiva ou temporária, total ou parcial. Dependendo do tipo de alopécia podem ser perdidos todos os pelos do corpo.

A palavra tem origem no termo grego alopexia  e do termo do latim alopekia

A alopécia pode acontecer em homens ou mulheres e é conhecida popularmente como calvície. É mais comum que ocorra em homens, mas pode atingir até 40% das mulheres. 

A alopécia pode ser tratada com orientação médica. Conforme o tipo e a causa da perda de cabelo podem ser usadas loções aplicadas no couro cabeludo, reposição de hormônios, implantes e suplementos vitamínicos.

Tipos de alopécia

A alopécia pode acontecer por tendência genética, por desequilíbrios hormonais ou como consequência de uma doença ou problemas dermatológicos (alopécia seborreica). Também pode acontecer pelo uso de medicamentos ou de um tratamento de saúde (alopecia medicamentosa).

Nas mulheres a calvície se manifesta pelo enfraquecimento e afinamento dos cabelos, principalmente na região da raiz. Pode ser devida à tendência genética ou ser relacionada com fatores hormonais ou de idade.

A alopécia androgenética (ou androgênica) é o tipo de calvície mais comum. A perda de cabelo é ligada a fatores genéticos e a testosterona. É mais comum nos homens, mas também pode ocorrer em mulheres.

A alopécia areata geralmente acontece subitamente em determinados pontos do couro cabeludo. Ainda não são conhecidas as causas da queda, mas se sabe que pode estar associada a fatores emocionais e ao sistema autoimune.

A alopécia congênita (ou adnata) é a ausência de pelos e cabelos desde o nascimento. Esse é um tipo mais incomum de alopécia.

Já a alopécia difusa é mais comum na forma de escassez de cabelos na raiz. Pode ser causada pelo uso de determinados remédios, desnutrição ou por problemas ligados ao sistema endócrino.

Data de atualização: 15/12/2017. O significado de Alopécia está na categoria: Medicina