Significado de Alumni

O que é Alumni:

Alumni é um termo em latim e significa “ex-alunos”. Normalmente, esta palavra é usada para se referir aos graduados ou bacharéis em determinado curso de ensino superior na universidade.

Em latim, alumni é a forma pluralizada de alumnus ("ex-aluno" ou "antigo aluno"). A versão feminina de alumni, no entanto, é alumnae (ex-alunas), e o singular seria alumna (ex-aluna). Mas, atualmente, usa-se o alumni para se referir tanto aos ex-alunos do sexo masculino como do feminino.

Originalmente, a palavra latina alumnus tinha o significado de “filho que é dado a cuidado de outro”, ou seja, um pupilo. Este termo é derivado do verbo alere, que significa literalmente “cuidar” ou “alimentar”. Assim, a partir de uma interpretação “romântica” desta palavra latina, alumnus seria o indivíduo que é “alimentado com conhecimento”.

Ver também: significado de Bacharel.

Em alguns países europeus e nos Estados Unidos, por exemplo, é comum a formação de associações e entidades que promovem a unificação dos alumni (ex-alunos) dos diferentes cursos de determinadas universidades.

O objetivo das entidades alumni é promover atividades de auxílio à instituição de ensino superior, como uma forma de agradecimento por toda a formação que lhes foi passada enquanto eram alunos daquela universidade.

Ver também: significado de Alma mater.

O significado de Alumni está na categoria: Expressões em Latim