Significado da Alvenaria estrutural

O que é a Alvenaria estrutural:

Alvenaria estrutural é um modelo de construção que garante o isolamento e a sustentação de toda a edificação. Este sistema é utilizado há séculos pela humanidade, caracterizando-se principalmente pelo uso de tijolos de barro, pedras e alvenarias como base principal do projeto.

Diferentemente da construção convencional, cuja finalidade é garantir o “fechamento” das áreas, delimitando os diferentes ambientes e fachadas, a alvenaria estrutural ainda funciona como a estrutura central para a estabilidade do edifício. Por exemplo, a construção convencional usa vigas de pilares que garantem esta sustentação, enquanto que na construção estrutural a própria alvenaria (também chamada de “parede portante”) exerce essa função.

A alvenaria estrutural pode ser dividida em três tipos: alvenaria estrutural armada (quando os blocos são preenchidos microconcreto que envolve barras de aço); alvenaria estrutural não armada (as paredes são feitas sem barras de ferro, sendo que os reforços consistem em vergas ou contra-vergas fixas entre as paredes); e alvenaria estrutural parcialmente armada (quando algumas paredes recebem as barras de ferro e outras não).

Vantagens e desvantagens

Um projeto feito com base na alvenaria estrutural, caso seja bem planejado, consegue atingir altos índices de racionalização, ou seja, menos desperdícios de materiais e a garantia de obras com menos entulhos e sujeiras.

Além disso, com a alvenaria estrutural há uma redução no consumo de madeira e aço, por exemplo, em comparação com a construção convencional. Com este sistema, o arquiteto ainda tem maior liberdade para a confecção do layout do projeto

A redução do tempo de construção também é outra vantagem da alvenaria estrutural, fazendo com que seja a escolha mais comum da maioria dos projetos de engenharia civil.

Por outro lado, como toda a estrutura da edificação consiste nas próprias paredes, sendo sempre necessária a avaliação de um arquiteto qualificado quando é preciso fazer qualquer alteração no prédio, visto que a retirada de uma parede pode representar a queda de toda a construção.

Saiba mais sobre o significado de Alvenaria.