Significado de Anemia

O que é Anemia:

Anemia é uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina ou glóbulos vermelhos no sangue está abaixo do normal, devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

A palavra "anemia" vem do grego e significa "ausência de sangue", onde A = privativo; Haima = sangue e Ia = estado.

Anemia Ferropriva

Anemia ferropriva é aquela causada por deficiência de ferro. É o tipo de anemia mais comum, correspondendo a cerca de 90% dos casos.

O ferro é um nutriente essencial para o organismo, atuando principalmente na síntese das células vermelhas do sangue (hemácias) e no transporte de oxigênio para as células do corpo.

Os principais sinais e sintomas da anemia ferropriva são:

  • Fadiga generalizada;
  • Falta de apetite;
  • Palidez da pele e das mucosas;
  • Menor disposição para o trabalho;
  • Dificuldade de aprendizagem nas crianças;
  • Apatia.

Anemia Megaloblástica

A anemia megaloblástica é causada pela falta de vitamina B12 ou ácido fólico (vitamina B9). Neste tipo de anemia, a medula óssea produz glóbulos vermelhos grandes e anormais (megaloblastos).

Isso acontece porque, além do ferro, a medula óssea necessita tanto de vitamina B12 como de ácido fólico para produzir os glóbulos vermelhos.

Geralmente, a anemia megaloblástica deve-se à falta da vitamina B12 ou ácido fólico na dieta ou à impossibilidade de absorvê-los. A anemia por deficiência de vitamina B12 é chamada de anemia perniciosa.

Anemia Falciforme

Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração do formato dos glóbulos vermelhos do sangue, que se tornam parecidos com uma foice, daí o nome falciforme.

As membranas dessas células ficam alteradas e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra.

Anemia Hemolítica

Anemia Hemolítica Autoimune é uma condição clínica na qual anticorpos ligados a antígenos pertencentes às membranas dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) iniciam a destruição destas células.

Data de atualização: 23/10/2014.