Significado de Angioplastia

O que é uma Angioplastia:

Angioplastia é um procedimento feito para desentupir artérias coronárias que estejam entupidas por gordura. As artérias coronárias (direita e esquerda) são as responsáveis por levar o sangue até o miocárdio, que é o músculo cardíaco.

A angioplastia serve para remover as gorduras que estejam entupindo as artérias e dificultando a passagem do sangue.

Por que a angioplastia é usada?

A angioplastia é necessária quando existe o entupimento das artérias. Isso acontece porque o entupimento de uma artéria atrapalha a chegada do sangue no miocárdio e o sangue que é bombeado até o coração é formado por oxigênio e por nutrientes.

Se o fluxo de oxigênio e de nutrientes que chega ao coração diminui muito pode causar consequências graves, como um infarto agudo do miocárdio.

Como é feita a angioplastia?

A angioplastia é um procedimento pouco invasivo porque é feita com cateteres, que são pequenos tubos flexíveis e finos. A angioplastia pode ser feita de duas formas: com um balão ou com stent.

Angioplastia com balão

Nesse caso um cateter com um balão é colocado na artéria femural do paciente, até chegar na artéria entupida. O cateter pode ser colocado no paciente pela virilha ou pelo braço.

Quando o cateter chega no local obstruído o balão é inflado para quebrar as placas de gordura que causaram o entupimento. O balão também tem a função de aumentar o tamanho da artéria para evitar que aconteçam novos entupimentos.

A angioplastia só com balão é pouco usada atualmente, somente quando os vasos sanguíneos do paciente são muito finos e não podem receber um stent. Em quase todos os casos o procedimento é feito com balão e com stent.

Angioplastia com stent

Nessa angioplastia os cateteres são usados para levar o stent até a artéria entupida. O stent é um tubo feito de aço que é colocado no interior da artéria para que ela aumente de tamanho e não volte a entupir. 

O balão e os stent são levados até o local do entupimento. Então o balão é inflado para aumentar e fixar o stent na artéria. Depois disso o balão é retirado.

Veja na imagem abaixo:

Angioplastia

Recuperação

Apesar de ser um procedimento considerado pouco invasivo a recuperação requer alguns cuidados. Nas primeiras horas após o procedimento o paciente deve ficar em observação e em repouso absoluto.

Nos dias seguintes após a alta do hospital a recomendação é evitar esforços físicos por cerca de quinze dias, fazer repouso e consumir uma alimentação leve. 

Nos primeiros meses depois da angioplastia paciente deve ser acompanhado por um médico cardiologista para garantir que não aconteçam complicações ou novos entupimentos da artéria.

Angioplastia nas pernas

O procedimento também pode ser feito para desobstruir artérias nas pernas. A angioplastia nos membros inferiores é feita da mesma maneira que é feita nas artérias coronárias, com o uso de balão e stent.

O procedimento é usado em caso de artérias com grande entupimento e quando outros tratamentos não foram suficientes para aliviar os sintomas de cansaço e dor nas pernas.

Angioplastia cerebral

O procedimento de angioplastia também pode ser feito nas artérias ligadas ao crânio, artérias vertebrais e carótidas.

É indicado quando existe obstrução por gordura nessas artérias porque o entupimento pode ter como consequências derrames e acidentes vasculares cerebrais. A angioplastia cerebral também é feita com o uso de balão e stent. 

Diferença entre angioplastia e cateterismo

A angioplastia e o cateterismo são dois procedimentos feitos de uma forma muito parecida, a diferença entre eles é objetivo de cada um.

A angioplastia é o procedimento usado para desentupir uma artéria obstruída.

O cateterismo é um procedimento de exame usado para fazer o diagnóstico de problemas cardíacos. Ele também é feito pela introdução de um cateter na artéria até o ponto que vai ser investigado. Depois disso, através do cateter, é colocado um líquido de contraste. Esse líquido facilita a visualização das artérias no exame.

Riscos e complicações da angioplastia

A angioplastia é considerada um procedimento pouco invasivo e com baixo risco. 

Alguns riscos de se submeter ao procedimento são: infarto, trombose, acidente vascular cerebral, arritmias cardíacas, lesões na artéria ou tromboses. Mas as complicações são bastante raras e aproximadamente 95% dos pacientes não sofre nenhuma consequência grave.

Para evitar complicações depois do procedimento é preciso ter acompanhamento médico nos meses seguintes ao procedimento, ter uma dieta com pouco açúcar e alimentos gordurosos, alé, de não fumar.

Veja também os significados de Marca-passo, Arritmia e AVC.

Data de atualização: 05/03/2018. O significado de Angioplastia está nas categorias: Geral, Medicina