Significado de Ano-luz

O que é Ano-luz:

Ano-luz é uma unidade de medida utilizada para calcular distâncias no espaço astronômico, ou seja, onde se encontram os planetas, as estrelas, os cometas e etc.

As distâncias entre os astros são gigantescas, então, para se medir as imensas dimensões do Universo é necessário a aplicação de uma unidade de medida especial: o ano-luz.

A velocidade da luz é de 300.000 quilômetros por segundo, portanto um segundo-luz é igual a 300.000 quilômetros, sendo que com esta velocidade seria possível dar oito voltas ao redor da Terra.

A luz viaja extremamente rápida para os padrões terrestres. Portanto, um ano-luz é a distância que a luz pode viajar em um ano. Por exemplo, em um ano-luz, a distância percorrida seria de aproximadamente 9.460.800.000.000 (nove trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões) de quilômetros.

Saiba mais sobre o significado da Galáxia.

A luz de algumas estrelas leva anos para chegar até nós, por isso as distâncias entre as estrelas são medidas pela unidade chamada ano-luz.

Para exemplificar, imagine uma estrela que está a um milhão de anos-luz da Terra, a sua luz precisou viajar na velocidade da luz durante um milhão de anos para chegar a nossa localização, ou seja, a luz que enxergamos a partir da Terra é de um milhão de anos atrás.

A estrela Sírius, a mais brilhante do céu noturno, está a oito anos-luz de distância da Terra, na verdade o que vemos é o brilho da estrela de oito anos atrás. A Nebulosa de Orion, aglomerado que fica a 1,5 mil anos-luz de distância da Terra, é visível hoje como era há 1,5 mil anos atrás.

Ver também: o significado de Astronomia

Data de atualização: 07/09/2016.