Significado de Antecedência

O que é Antecedência:

Antecedência é o ato de anteceder, ou seja, aquilo que acontece antes e precede determinada situação ou ocasião, por exemplo.

Consiste em toda a condição anterior a um fato ou situação atual, podendo assumir um caráter tanto um caráter explicativo, como justificativo.

Exemplo: “Sem saber as antecedências do rapaz, o gerente não quis contratá-lo”.

Em inglês, a palavra antecedência pode ser traduzida literalmente para antecedence, ou ainda para precedence, precedency e in advance (“com antecedência”).

Entre os principais sinônimos de antecedência, destacam-se: anterioridade, precedência, prólogo e prioridade.

Saiba mais sobre o significado de prólogo.

Antecedência criminal

Os antecedentes criminais (ou penais) são registros que guardam todas as possíveis passagens ou acusações que um indivíduo possa ter junto à esfera policial e jurídica.

Todas as pessoas que são acusadas ou cometeram algum crime previsto no código penal, mesmo após a resolução e condenação do réu, permanecem com um registro criminal no banco de dados da polícia federal.

Ou seja, todas as informações relevantes à justiça civil ficam registradas, como as condenações penais, as absolvições, os inquéritos arquivados, as ações penais trancadas e em andamento, entre outras.

É comum o requerimento de declarações que atestem a ausência de antecedentes criminais para determinados tipos de atividades, como a conceção de autorizações de residência no estrangeiro, participação de alguns tipos de concursos públicos ou conseguir fechar um contrato de trabalho, por exemplo.

Data de atualização: 21/12/2015.