Significado de Anticorpos

O que são os Anticorpos:

Anticorpos são proteínas que atuam no sistema imunológico como defensoras do organismo vivo contra bactérias, vírus e outros corpos estranhos.

Os anticorpos humanos são classificados como proteínas imunoglobulinas, produzidos por um glóbulo branco específico, chamado de linfócito B.

Para criar os anticorpos, os linfócitos B utilizam as respostas imunológicas obtidas através dos antígenos presentes nos microrganismos invasores.

A partir da fagocitose, os fagócitos armazenam o antígeno capturado do corpo invasor e transmitem-no a outro tipo de célula do sistema imunológico, conhecida como linfócito T4 ou linfócito T auxiliador.

Ao receber os antígenos, os linfócitos T4 ordenam os linfócitos B a produzirem os anticorpos específicos ao tipo de antígeno que foi capturado.

Saiba mais sobre o significado da Imunização.

Anticorpos e Antígenos

Como dito anteriormente, os antígenos e anticorpos são partes essenciais do sistema imunológico.

Os antígenos são moléculas que são responsáveis por desencadear uma resposta imunológica no organismo, atraindo linfócitos B e linfócitos D.

Estas moléculas encontram-se nas estruturas invasoras, como por exemplo em bactérias, vírus e qualquer outro tipo de corpo estranho que afete o organismo.

A principal função dos anticorpos é de reconhecer o antígeno presente no corpo e ataca-lo, insolando-o e travando as suas toxinas, além de evitar a sua multiplicação. Os anticorpos ainda atraem macrófagos que são responsáveis por “devorar” o corpo parasita no organismo (fagocitose).

Vale lembrar que a relação anticorpo e antígeno é caracterizada por ser uma resposta imunológica adaptativa, ou seja, os anticorpos apenas reconhecem os antígenos específicos que foram a base da sua criação anteriormente.

Os anticorpos produzidos a partir do antígeno presente numa bactéria X não serviram para travar o avanço de outro tipo de microrganismo invasor, como uma bactéria Y, por exemplo. 

Data de atualização: 23/07/2016. O significado de Anticorpos está na categoria: Medicina