Significado de Antifa

O que é Antifa:

Antifa é o termo abreviado de antifascismo, que nomeia o movimento político que se dedica a combater o fascismo pelo mundo.

Ele refere-se ao movimento onde indivíduos e grupos fazem declaradamente oposição a todas as formas de fascismo, seja ela militância ativa de um partido político ou movimento cuja ideologia apoie qualquer tipo de preconceito ou segregação social, econômica, cultural, entre outros.

O movimento antifa originou-se na década de 20, a partir de um grupo de pessoas que formava a frente conhecida como Internacional Comunista da União Soviética (Comintern), durante o terceiro Congresso Mundial realizado em Moscou, na Rússia. Este movimento fazia oposição ao fascismo de Benito Mussolini, político italiano que governou com poderes ditatoriais a Itália entre 1922 a 1943.

Características do movimento Antifa

Ainda que o movimento Antifa seja classificado como uma organização de esquerda ou de extrema-esquerda, seus apoiadores apenas fazem um antagonismo à ideologia de extrema-direita, sem promover iniciativas que determinem algum sistema político. Eles também não almejam participar de eleições e nem influenciar a aprovação de leis.

Suas estratégias se baseiam em ter táticas apoiadas em um forte discurso anticapitalista, além de empregarem ações que se assemelham mais ao anarquismo do que à esquerda tradicional. Um bom exemplo é o fato de os antifas considerarem a violência um método válido durante protestos populares.

Atualmente, os antifas possuem grupos em diferentes países, porém os mais ativos se encontram nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha.

O grupo alemão é um dos mais antigos grupos antifascistas, pois foi fundado em 1932, como um grupo de extrema esquerda, que fazia oposição ao nazismo, porém foi desarticulado por Adolf Hitler até retornar no fim da década de 80, em resposta ao surgimento de grupos neonazistas após a queda do Muro de Berlim.

Veja mais sobre o Nazismo.

Antifa no Brasil

No Brasil, o movimento Antifa teve início em 1933 com a Frente Única Antifascista, que fazia oposição ao integralismo que nascia em terras brasileiras. Os grupos eram formados por sindicalistas, anarquistas e comunistas vindos de vários pequenos grupos que também se opunham às ideias de integração.

Atualmente pequenos grupos antifascistas existem espalhados pelo Brasil. Em alguns locais estes grupos são bem articulados, porém, em outras regiões do país a população pouco sabe sobre fascismo e não existem grupos antifa locais.

Veja também o significado de Fascismo e de Fascista.

O significado de Antifa está na categoria: Geral