Significado de Antisséptico

O que é um Antisséptico:

Antisséptico se refere a tudo o que tem o propósito de evitar proliferações bacterianas, responsáveis por causar infecções. Assim, os produtos antissépticos ajudam a destruir micróbios e demais microrganismos nocivos.

Os antissépticos são substâncias desinfectantes, usadas em ferimentos e demais superfícies com o intuito de eliminar as bactérias e germes. Desta forma, há a prevenção contra contaminações e doenças relacionadas com esses microrganismos.

Veja também o significado de Desinfecção.

As substâncias químicas antissépticas são usadas principalmente em procedimentos de antissepsia, que consiste num conjunto de técnicas de esterilização. Esses métodos antissépticos costumam ser comuns em hospitais e laboratórios, por exemplo.

São vários os produtos que podem conter propriedades antissépticas, como sabonetes, talcos, líquidos (antissépticos bucal), entre outros.

Alguns dos principais sinônimos de antisséptico são: desinfetante; antimicrobiano e antipútrido.

De acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, existem duas formas corretas de escrever esta palavra: antisséptico e antissético, sendo esta última usual no português de Portugal.

Saiba mais sobre o significado de Antissepsia

O significado de Antisséptico está na categoria: Geral