Significado de Apogeu

O que é Apogeu:

Apogeu é o substantivo masculino do âmbito da astronomia que indica o ponto mais distante que um corpo celeste apresenta em relação à Terra.

Em sentido figurado, a palavra apogeu significa o auge, ponto alto, acme ou clímax de alguma coisa. Ex: O apogeu da seleção brasileira aconteceu em 1982, apesar de não terem conquistado a Copa do Mundo.

Com origem na palavra grega apógeios, ela é formada pela junção de apo (que significa longe) e geo, que significa "terra".

Apogeu e perigeu

Apogeu e perigeu são dois conceitos da astronomia, que indicam a maior distância (apogeu) e a menor distância (perigeu) de um corpo celeste em relação ao planeta Terra.

No caso concreto da Lua, quando se encontra no seu perigeu, ela pode estar aproximadamente 50 mil quilômetros mais perto da terra do que quando está no seu apogeu, o que modifica bastante a sua aparência.

Sabemos que a dimensão física da Lua não altera com o tempo, assim como o seu volume permanece igual. No entanto, o seu aspecto pode mudar, dependendo da sua fase. Quando está mais perto da Terra (perigeu), a Lua aparenta ser muito maior e mais brilhante.

O significado de Apogeu está na categoria: Geral