Significado de Apoteose

O que é Apoteose:

Apoteose é o ato de divinizar ou endeusar uma pessoa como consequência de alguma particularidade ou circunstância especial.

A ligação criada entre a natureza do ser humano com a idealização do ser divino é o ponto central do conceito da apoteose. Ao longo de toda a história da humanidade, o ser humano relacionou algumas personagens marcantes com figuras divinas, seja por causa de circunstâncias ou características destacáveis da personalidade dessas pessoas.

Em várias civilizações antigas, por exemplo, com destaque para o Antigo Egito, Império Romano e Grécia Antiga, os imperadores e líderes dessas nações eram, majoritariamente, elevados ao nível de divindades, atingindo a apoteose seja durante a vida ou após a morte.

Este termo também é amplamente utilizado no âmbito artístico, principalmente para se referir ao ápice de um espetáculo ou ao fim de uma cena que foi feita com maestria, por exemplo. Nas artes plásticas, no entanto, a apoteose costuma adjetivar a divinização e glorificação do personagem de uma obra, além das referências feitas sobre as divindades.

Etimologicamente, a palavra “apoteose” se originou a partir do latim apotheosis, que por sua vez é derivado do grego apotheoun (apo, “mudança”, e theos, “deus”), que quer dizer “deificar”, e que significa “tornar-se deus”.

Por extensão, a apoteose também pode ser entendida como uma honra concedida ao indivíduo público como forma de agradecimento ao seu contributo.

No Carnaval do Rio de Janeiro, a conhecida “Praça da Apoteose” é o ponto final do desfile das escolas de samba, que ocorre anualmente no Sambódromo. Também conhecida como “Passarela do Samba”, esta edificação é considerada um ícone da arquitetura do Rio de Janeiro e foi planejada pelo arquiteto carioca Oscar Niemeyer.

O significado de Apoteose está na categoria: Língua Portuguesa