Significado de Apropriação cultural

O que é Apropriação cultural:

Apropriação cultural é o uso de elementos típicos de determinada cultura por pessoas pertencentes a um grupo cultural diferente

Este é um conceito da antropologia e que é alvo de muitos debates, principalmente por ser considerado uma aculturação - fusão de elementos culturais externos - por parte de uma cultura dominante sobre uma minoritária.

A partir desta interpretação, a apropriação cultural é vista como uma prática negativa, pois consiste no uso de elementos de determinada cultura sem que haja um entendimento sobre os significados simbólicos e históricos a respeito destes. 

Os estudos antropológicos sobre a apropriação cultural (também chamado de "empréstimo cultural") surgiram com a intensificação do contato entre diferentes culturas ao redor do mundo.

Ver também: significado de Diversidade cultural.

Entre os elementos que costumam ser culturalmente apropriados estão expressões culturais que vão desde a música, a dança, os trajes típicos, as expressões linguísticas, a arte, a culinária, os acessórios e etc. 

A apropriação cultural não é considerada um crime, porém existem pessoas que consideram um enorme desrespeito do ponto de vista ético, uma vez que os elementos apropriados só passaram a ser aceitos pela sociedade a partir do momento que foram assimilados pela cultura dominante. 

Para alguns críticos, a apropriação cultural se torna um problema quando os significados destes elementos são desvirtuados de seus contextos históricos e culturais de origem, passando a assumir interpretações distorcidas e que não revelam a essência do grupo étnico a que originalmente pertencem.

A apropriação cultural não deve ser confundida com o intercâmbio cultural, já que este último permite a troca de experiências culturais que são igualmente partilhadas entre os grupos, sem a permanência de um dominante. A apropriação, por outro lado, de acordo com os críticos, é marcada pela submissão de uma cultura historicamente oprimida por uma dominante. 

Um exemplo de crítica à apropriação cultural é o uso de elementos religiosos de certas culturas como adereços de moda por outras, fazendo com que toda a carga simbólica e histórica daqueles elementos sejam reduzidos a meros objetos de decoração.

Saiba mais sobre o significado de Cultura.

O significado de Apropriação cultural está na categoria: Geral