Significado de Aquicultura

O que significa Aquicultura:

Aquicultura é o substantivo feminino que significa a ciência que estuda técnicas de cultivo e reprodução de peixes, algas, crustáceos ou moluscos. Também pode designar o tratamento de lagos ou rios para melhorar a atividade piscatória.

A aquicultura é responsável por cultivar organismos aquáticos em condições controladas, com iluminação e temperatura da água ideais para a criação da espécie em questão. Em muitas ocasiões a aquicultura ocorre em tanques.

Esta atividade pode ser desenvolvida em água doce (aquicultura continental), ou em água salgada, tendo neste caso a designação de maricultura.

Segundo dados da ONU, em apenas 36 anos (de 1970 até 2006) a aquicultura teve um enorme aumento no fornecimento do pescado consumido, passando de 3,9% para 47%.

Existem vários tipos de aquicultura:

  • Piscicultura (criação de peixes, em água doce e marinha);
  • Malacocultura (criação de moluscos como caramujos e vieiras, a criação de mexilhões é conhecida como mitilicultura e a de ostras como ostreicultura);
  • Algicultura (produção de algas);
  • Carcinicultura (criação de crustáceos como camarões e caranguejos);
  • Criação de jacarés;
  • Ranicultura (criação de rãs);

Aquicultura e pesca

A aquicultura está relacionada com a pesca, porque ambas as atividades remetem para a obtenção de um produto para consumo ou para ser usado na processo de criação de outro produto.

A diferença entre os dois é que o conceito de pesca indica o ato de explorar uma propriedade pública, enquanto a aquicultura tem proprietários definidos, que têm como atividade a criação de espécies.

Aquicultura sustentável

A aquicultura é uma atividade que utiliza recursos naturais, como a água, solo, energia, etc. Por esse motivo, uma utilização consciente e responsável é essencial.

Desta forma, é muito importante haver sustentabilidade econômica e ambiental, ou seja, os métodos de produção devem ser eficientes e ao mesmo tempo devem preservar o meio ambiente.

Deve ser evitada a diminuição da biodiversidade ou alterações no funcionamento dos ecossistemas. Por esse motivo, algumas vezes elementos jovens de espécies criadas são devolvidos ao seu habitat natural, com o objetivo de aumentar a população natural ou para inserir uma nova espécie.

Aquicultura no Brasil

O Brasil tem um enorme potencial em termos de aquicultura, sabendo que tem riquíssimos recursos hídricos e uma extensa costa marítima.

Em 12 anos (de 1995 a 2007), a produção de pescado subiu de 46 mil toneladas para 289 mil toneladas. Assim, a aquicultura é a solução para suprir a elevada demanda em relação ao pescado no mercado brasileiro.

Data de atualização: 06/02/2017.