Significado de Aquífero

O que é Aquífero:

Aquífero é uma formação geológica subterrânea capaz de armazenar água, formando imensos lagos no subsolo.

Para que haja a formação de um aquífero, é necessária a existência de rochas porosas ou com características permeáveis, capazes de absorver a água da chuva e infiltrar-se no subsolo, servindo como fonte de abastecimento para os aquíferos.

Os aquíferos também auxiliam no curso de águas superficiais, como lagos, nascentes, fontes e rios, mantendo-os estáveis, já que todo o excesso de água da chuva é absorvido por eles.

Existem dois principais tipos de aquíferos, que variam de acordo com a forma de armazenamento da água.

Aquíferos livres ou freáticos

Os aquíferos livres ou freáticos são formados por rochas permeáveis, onde a base é constituída por uma camada impermeável ou semipermeável.

Esses tipos de reservatórios são parcialmente cobertos por água, sendo o topo limitado por uma superfície que não contém água, chamada de "superfície freática".

As chuvas determinam o nível da água destes reservatórios, que são considerados os mais comuns e explorados.

Aquíferos confinados ou artesianos

Nos aquíferos confinados, tanto a base como o teto são formados por rochas impermeáveis, e totalmente saturados de água, sem espaço para que haja pressão atmosférica.

A água está presa sob uma pressão maior do que a atmosférica, ou seja, quando se perfura a rocha para extrair a água (furo artesiano), ela jorra.

Estes aquíferos são explorados para a criação de poços artesianos nas residências.

Aquífero do Guarani

O aquífero do Guarani é o maior reservatório de água doce do mundo, com cerca de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, abrangendo quatro países da América do Sul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. No entanto, 70% do aquífero está em território brasileiro.

As estimativas dizem que existem cerca de 45 mil de quilômetros cúbicos de água doce neste reservatório, que daria para sustentar cerca de 400 milhões de pessoas por um ano.

O aquífero do Guarani também é conhecido como o "Aquífero Gigante do Mercosul".

Aquífero Alter do Chão

O aquífero Alter do Chão ou aquífero Grande Amazônia é uma reserva subterrânea de água doce que abrange os estados brasileiros do Pará, Amazona e Amapá.

Este é o maior aquífero do mundo em volume de água, com cerca de 86 mil quilômetros cúbicos, o suficiente para sustentar toda a população mundial por mais de 100 vezes.

Mesmo sendo menor que o aquífero Guarani (considerado o maior do mundo em extensão), o aquífero Alter do Chão possui o dobro do volume de água.

Data de atualização: 18/12/2014.