Significado de Arabescos

O que são Arabescos:

Arabescos são desenhos formados por padrões geométricos que fazem parte da cultura dos países muçulmanos.

Arabescos

Podem ser pintados ou esculpidos e são muito usados na arte islâmica, na arquitetura, na tapeçaria e na decoração. Também são muito presentes da decoração das mesquitas.

Para o povo muçulmano os arabescos significam a representação do mundo invisível e impalpável, do infinito e da grandiosidade da natureza da criação de Allah.

Saiba mais sobre Muçulmano.

Os desenhos dos arabescos geralmente são constituídos por padrões lineares e geométricos, entrelaçadas e repetitivos. No arabesco não existem figuras humanas ou de animais, já que a reprodução desses desenhos é uma restrição imposta pela religião islâmica.

Saiba mais sobre o significado de islamismo.

Os arabescos vegetais (com desenhos de flores, frutas e folhagens) são inspirados na arte da greco-romana, principalmente no período bizantino.

Os arabescos geométricos são formados por infinitas repetições de figuras geométricas entrelaçadas e são muito usados em objetos de decoração e na fabricação de tecidos.

Os octogramas são os arabescos que utilizam a estrela de oito pontos do islamismo como símbolo principal. Esse arabesco é um símbolo de reconstrução.

Os arabescos epigráficos usam a escrita árabe e são muito usados na decoração de objetos e de edifícios religiosos e não religiosos. É muito comum escrever-se o nome de Allah e trechos do Alcorão.

Os primeiros registros históricos do uso de arabescos são da Itália, entre os anos de 1300 e 1500, e na França, aproximadamente em 1500, no reinado de Luís XII.

O uso dos arabescos teve uma grande influência sobre a arte e a arquitetura barroca e movimento art nouveau. O barroco foi um amplo estilo artístico muito apreciado entre os séculos XVI e XVIII, e a art nouveau é um estilo de arte e decoração que foi muito popular na Europa no final do século XIX.

Saiba mais sobre o significado de Barroco.

A utilização dos arabescos nas artes e na arquitetura da Europa ficou conhecida como decoração mourisca, em referência aos Mouros.

Hoje em dia os arabescos são muito difundidos, tanto no Oriente quanto no Ocidente, e são usados na decoração de festas e ambientes, em monogramas e em convites de casamento.

Data de atualização: 17/11/2017.