Significado de Assoreamento

O que é Assoreamento:

Assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, entulho e lixo, por exemplo) no leito dos lagos, rios e demais cursos d’água, fenômeno este provocado naturalmente ou por influência humana.

Mesmo sendo considerado um processo natural, o assoreamento se torna mais intenso e agressivo ao meio ambiente através da ação do ser humano.

O acumulo de lixos nos rios e o desmatamento das matas ciliares (vegetação próxima às margens dos cursos d’água) ajudam a potencializar o assoreamento, provocando consequências negativas para a qualidade de vida de todos os seres que habitam a região afetada.

O assoreamento ocorre há milhares de anos no planeta, mesmo antes do surgimento dos seres humanos. Naturalmente, no entanto, este fenômeno se desenvolve de modo muito mais lento, sendo constituído principalmente a partir dos processos naturais de erosão fluvial.

Saiba mais sobre o significado da Erosão.

Consequências do assoreamento

Entre algumas das principais consequências do assoreamento está o desvio do curso dos rios, a formação de bancos de areia (dificultando a navegabilidade no rio) e a diminuição do oxigênio presente na água, provocando a morte dos seres vivos que nela habitam.

Em épocas mais chuvosas, os rios e lagos assoreados também correm o risco de sofrer enchentes, pois há uma drástica alteração no volume de água e na sua área de escoamento.

Em último caso, dependendo do grau de assoreamento do rio, este pode ser gradativamente extinto.

Ver também: o significado da Eutrofização.

Para evitar o assoreamento, o primeiro e principal passo é a conscientização das pessoas sobre a importância de não poluir os rios e lagos. Além disso, alertar sobre o papel fundamental que as matas ciliares desenvolvem para a manutenção da estrutura dos cursos d’água.

Dependendo do local, algumas das zonas assoreadas podem ser recuperadas através do desassoreamento, que consiste na dragagem das substâncias e sedimentos em excesso que estão dispostos no fundo dos rios.

Data de atualização: 22/09/2016.