Significado de Asteroide

O que é Asteroide:

Asteroide é um corpo cósmico que circula pelo espaço sideral ao redor do Sol, principalmente entre as órbitas de Marte e Júpiter. Os asteroides possuem algumas centenas de quilômetros e formas irregulares, que se incendeiam quando entram em contato com a atmosfera terrestre.

Os asteroides são normalmente constituídos por rocha, metal e carbono, possuindo uma dimensão superior a de um meteoro e inferior a um planeta.

Etimologicamente, a palavra asteroide surgiu a partir da junção das palavras gregas "aster", que significa "estrela" e o sufixo "eidos", que quer dizer "semelhança", ou seja, asteroide significa "semelhante à estrela" ou "pequeno planeta".

No final do século XVIII e começo do século XIX, os cientistas e astrônomos pensavam que um indistinto corpo que vagava entre as órbitas de Marte e Júpiter era um pequeno planeta. No entanto, descobriu-se que se tratava de uma categoria nunca antes vista de astro, pois possuía um tamanho bastante menor do que a média dos planetas.

O asteroide em questão era Ceres, o maior já detectado pelo ser humano, com aproximadamente 950 quilômetros de diâmetro. Novas observações, no entanto, mostraram que Ceres tem características distintas dos demais asteroides. No começo do século XXI, após 150 anos sendo considerado um asteroide, Ceres passou a ser classificado como um planeta-anão.

A região conhecida do Sistema Solar que mais possui asteroides é conhecida como Cinturão de Asteroides, e está localizada entre as órbitas do planeta Marte e Júpiter.

Existem duas principais teorias sobre a existência do Cinturão de Asteroides:

  1. Fragmentos de corpos celestes maiores que se chocaram e formaram pedaços menores;
  2. Fragmentos de planetas que, por razões desconhecidas, durante os primórdios do Sistema Solar, não se formaram;

Após o Acordo Ortográfico de 1990, a grafia correta é asteroide, sem o acento agudo.

Asteroides próximos da Terra

Por causa da forma gravitacional dos planetas ou mesmo do Sol, os asteroides podem ser "arremessados" para outras direções, atingindo os planetas, luas ou mesmo o sol.

De acordo com a NASANational Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço, em português), para que haja uma provável colisão de um asteroide com a Terra, este deve ser mais de 150 metros de diâmetro e passar a menos de 20 mil quilômetros de distância do planeta.

O asteroide Apophis é considerado um dos mais perigosos para a vida terrestre. A grande preocupação é devido o seu tamanho (cerca de 270 metros de diâmetro) e a da rota de colisão com a Terra, prevista para antes do ano 2036. As chances do Aposhis atingir o planeta são pequenas, no entanto os dados preveem que o objeto passe no máximo a 29 mil quilômetros de distância da Terra.

Veja também os significados de Universo, Sistema Solar, NASA e Galáxia.

O significado de Asteroide está na categoria: Geral