Significado de Astúcia

O que é Astúcia:

Astúcia é o mesmo que esperteza ou a habilidade da pessoa que não se deixa enganar com facilidade.

Assim como pode ser interpretado como uma característica positiva, a astúcia também pode ser usada como um termo pejorativo, no sentido de alguém que tenta se aproveitar de outro indivíduo para atingir um objetivo próprio. Neste aspecto, pode-se dizer que uma pessoa astuta é ardilosa, maquiavélica, traiçoeira e velhaca.

Esta palavra era utilizada pelo popular personagem televisivo Chapolin Colorado, interpretado pelo ator e escritor mexicano Roberto Gómez Bolaños, na frase icônica: “não contavam com minha astúcia”. Neste caso, a intenção do personagem era mostrar como as pessoas não suspeitavam da sua incrível esperteza.

Por extensão, o significado de astúcia ainda pode estar relacionado com o comportamento da pessoa que é travessa, traquinas ou peralta.

Exemplo: “Os seus filhos são bastante astutos”.

Ver também: significado de Astuto.

Alguns dos principais sinônimos de astúcia são: truque, artimanha, estratégia, habilidade, finura, argúcia, artifício, manha, esperteza, sagacidade, lábia, agudeza e solércia.

Etimologicamente, a palavra “astúcia” se originou a partir do latim astutiae, que pode ser traduzido como “hábito de iludir” ou “engano”.

Saiba mais também sobre o significado de Malícia.

Data de atualização: 23/11/2016.