Significado de Ata

O que é uma Ata:

Ata é um registro escrito sobre todos os acontecimentos e assuntos debatidos durante uma reunião ou outro tipo de assembleia.

A ata se configura como uma modalidade textual da linguagem escrita, utilizada principalmente no contexto profissional para manter o registro de decisões e argumentos que foram previamente apresentados durante as reuniões.

Por ter uma utilização formal, as atas apresentam um conjunto de normas de produção, que constituem a chamada “redação técnica”.

Algumas das regras básicas para a produção de uma ata de reunião, por exemplo, são:

  • ausência de abreviaturas
  • sem parágrafos ou alíneas
  • todos os números devem ser escritos por extenso
  • não usar corretivos
  • sem rasuras ou emendas no texto
  • verbos no pretérito perfeito do indicativo.

Caso o redator da ata cometa algum erro durante a produção da mesma, este deverá utilizar uma partícula retificativa no texto, como por exemplo: “Aos vinte dias do mês de junho, digo, de agosto, de dois mil e dezesseis…”.

No entanto, caso o erro só seja percebido depois de lavrada a ata, a correção deve ser feita em forma de errata. Por exemplo: “Onde se lê junho, leia-se agosto”.

A partir do seu sentido figurado, uma ata ainda pode representar um relato, crônica ou resenha feito em formato de narrativa e com base em acontecimentos verídicos e factuais.

Alguns dos principais sinônimos de ata são: resumo, súmula, registro e relatório. 

Data de atualização: 06/02/2017. O significado de Ata está na categoria: Língua Portuguesa