Significado de Ataque cibernético

O que é Ataque cibernético:

Ataque cibernético ou ciberataque é uma ação praticada por hackers que consiste na transmissão de vírus (arquivos maliciosos) que infectam, danificam e roubam informações de computadores e demais bancos de dados online, por exemplo.

Como dito, os ataques cibernéticos costumam ser feitos por criminosos que atuam no ambiente online, conhecidos por hackers ou crackers. Esse ato ilegal é considerado um crime informático, também chamado de cibercrime, crime eletrônico ou crime digital.

Os ciberataques e a disseminação dos vírus podem ser feitos por diversos meios, principalmente através de links contaminados e transmitidos por e-mails. Outro método de transmissão comum é por meio de páginas infectadas, download de softwares piratas ou mesmo por pen drives deixados por criminosos com o vírus que contamina a rede.

Saiba mais sobre Hackers.

Os ataques cibernéticos não visam apenas atingir computadores ou smartphones de uso pessoal, mas principalmente redes online de governos, empresas, bancos, aeroportos, hospitais, etc. Além de servir para roubar informações, os ataques cibernéticos também comprometem o funcionamento da sociedade contemporânea, podendo gerar outros problemas sociais e econômicos para as nações.

Por norma, os ataques cibernéticos costumam usar um tipo de vírus conhecido por ransomware, que "sequestra" os arquivos e dados do dispositivo contaminado e só libera mediante o pagamento de um "resgate" feito através de moedas virtuais (bitcoin).

Saiba mais sobre o significado de Ransomware.

Para evitar ser alvo de ataques cibernéticos, aconselha-se a seguir as "boas práticas de rede", ou seja, não abrir links suspeitos, não fazer dowload de softwares piratas e manter um antivírus sempre atualizado.

O significado de Ataque cibernético está na categoria: Tecnologia