Significado de Atol

O que é um Atol:

Atol das RocasAtol é uma ilha oceânica formada por corais e caracterizada por ter um formato oval.

Normalmente, um atol se forma a partir da cratera de uma ilha vulcânica, quando recifes de corais se acumulam ao redor desta. Com o passar do tempo, a cratera começa a ficar submersa e se forma uma espécie de lagoa no interior da ilha.

Por norma, os atóis também formam uma fina camada de solo ao redor da estrutura de recifes, propiciando o surgimento de alguns tipos de vegetações, como as plantas tropicais.

A existência de plantas tropicais se explica pelo fato dos atóis se formarem predominantemente em mares com este tipo de clima, principalmente nos oceanos Pacífico e Índico.

Veja também o significado de Bioma.

Atol das Rocas

É uma reserva biológica brasileira, com uma área de aproximadamente 267 km e pertencente ao estado do Rio Grande do Norte.

O atol das Rocas é a primeira reserva biológica do país, criado a partir do decreto lei nº 83.549, de 5 de junho de 1979.

Por ser uma reserva biológica, não é permitida a visitação ao atol das Rocas, exceto com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, responsável por fazer a gestão da ilha.

Este é o único atol localizado no oceano Atlântico Sul, representando uma grande importância para a produção biológica, pois é ser de abrigo para várias espécies de animais.

O atol das Rocas é classificado como um Patrimônio Mundial da UNESCO.