Significado de Azar

O que é Azar:

Azar é uma palavra com múltiplos significados, sendo mais utilizada para denotar a má sorte, a casualidade, a desgraça ou a falta de sucesso na realização de um objetivo

Os chamados "jogos de azar" são um exemplo do uso da palavra em um sentido relativo ao acaso. Esses jogos não dependem apenas da habilidade ou raciocínio dos participantes, mas também de regras que impliquem a casualidade, a "sorte" ou a falta dela: o azar.  

A conotação mais conhecida da palavra azar é a que está ligada ao oposto da sorte, ou seja, aquilo que é negativo ou produz resultados desastrosos e contrários às expectativas da pessoa. 

De acordo com a cultura popular, existem pessoas "azaradas" ou que "tiveram azar". Os azarados são os indivíduos que frequentemente se encontram em situação de azar. Quando as situações de azar ocorrem esporadicamente, diz-se que a pessoa simplesmente "teve azar". 

O conceito de azar, como causador de desgraças ou má sorte, está intrinsecamente relacionado com a maioria das superstições, tanto no mundo ocidental, como no oriental. Muitas pessoa acreditam que objetos ou ações possam ter ou dar azar, sendo considerada como causadora de má sorte. Exemplo: gatos pretos e o número 13, por exemplo. 

Essas associações acontecem a partir de mitos e lendas urbanas ou rurais, que são transmitidas através de tradições culturais ou individuais, quando um indivíduo, por exemplo, ao observar certas coincidências entre um objeto e acontecimentos desagradáveis em sua vida, começa a acreditar que tal objeto seja o motivo desse azar.

Sinônimos de azar

  • contratempo
  • má sorte
  • desgraça
  • urucubaca
  • casualidade
  • acaso
  • fatalidade
  • eventualidade

Azar e Asar

A palavra asar existe na língua portuguesa, assim como azar, porém possuem significados distintos. 

O verbo asar se refere ao ato de pôr asas. Já a palavra azar está relacionada com o acaso, a má sorte ou a desgraça.

Data de atualização: 22/12/2014. O significado de Azar está na categoria: Geral