Significado de Azul

O que é Azul:

Azul é um adjetivo de dois gêneros, que identifica o céu, quando este se apresenta sem nuvens, que identifica o mar profundo em dia claro.

No sentido figurado, a expressão “ele ficou azul”, significa que a pessoa ficou assustada ou atrapalhada, diante de uma situação constrangedora.

Ainda, no sentido figurado, a expressão “sangue azul” faz referência àquela pessoa que se considera pertencente à nobreza, à fidalguia. A expressão surgiu do preconceito étnico, ao se observar as “veias azuis”, através da pele das pessoas claras.

A cor azul (substantivo masculino) é uma das três cores primária, ou seja, é a cor base, que junto com o vermelho e o amarelo, pode ser misturada para criar todas as outras cores.

Para os estudiosos das cores, o azul transmite tranquilidade, harmonia e serenidade, sendo muito usada na decoração de ambientes.

Dependendo da tonalidade o azul recebe os mais variados nomes: azul anil, azul marinho, azul turquesa, azul safira etc.

"Novembro azul" é uma campanha realizada por diversas entidades para conscientizar os homens da necessidade de realizarem os exames preventivos do câncer de próstata.

Data de atualização: 19/11/2014.