Significado de Bafo de onça

O que é Bafo de onça:

Bafo de onça é uma expressão popular que significa mau hálito. É usada para descrever o cheiro repugnante vindo da boca de uma pessoa seja por falta de higiene dentária ou pelo efeito do álcool.

Bafo de Onça - Disney

João Bafo de Onça é um personagem dos quadrinhos e desenhos animados de Walt Disney. Ele é o arqui-inimigo do rato Mickey e também ladrão de baBafo de Onçancos, causando problemas não só para o Mickey mas também para o Pato Donald e Tio Patinhas. Bafo de Onça, Mancha Negra, os Irmãos Metralha e outros são os vilões de Patópolis. Este vilão é casado com Tudinha e em alguns dos seus roubos leva o Escovinha como cúmplice.
Bafo de Onça apareceu pela primeira vez em 1925, no filme de animação feito por Walt Disney, Alice Solves the Puzzle (Alice Resolve o Quebra-Cabeça). Em 1927 passa a vilão contracenando com o Coelho Osvaldo. No ano seguinte, enfrentou Mickey como seu chefe malvado em Steamboat Willie (O Vapor Willie), o primeiro desenho animado em que o som foi sincronizado com a ação do filme.

Bafo de Onça - Nunca mais

"Bafo de Onça Nunca Mais" é o quinto episódio da série brasileira chamada Geração Saúde 2. Esta série tem como desafio dialogar com o jovem, a fim de levá-lo a pensar sobre os seus comportamentos e a reavaliar seus hábitos, assumindo uma atitude mais responsável em relação à sua própria vida e à vida do outro. Neste episódio, o jovem Pedro lida com o problema do mau hálito e procura tratamento para resolver a situação.

Bafo de Onça - Carnaval

O Bafo de Onça é um dos mais conhecidos blocos de Carnaval brasileiros do Rio de Janeiro e desfila na Av. Rio Branco. O "Bafo" foi fundado em 12 de dezembro de 1956, em um botequim do bairro do Catumbi.
O Bafo de Onça foi um dos maiores blocos carnavalescos do Rio de Janeiro, quando esta cidade ainda era a capital do Brasil.
Durante o carnaval, o fundador do Bafo de Onça, o carpinteiro e policial militar Sebastião Maria, formava o bloco do ”eu sozinho”, e saía pelas ruas do bairro, fantasiado de onça. É sabido que o fundador bebia bastante, e por isso o seu hálito era um verdadeiro "bafo de onça".

Bafo de Onça - Origem

Acredita-se que a origem da expressão "bafo de onça" vem do felino. A onça é um animal carnívoro que se suja bastante na hora de comer a sua presa. Por este motivo, é um animal que muitas vezes apresenta um cheiro repugnante, de tal modo que a sua presença na floresta é detectada de longe. Assim, pessoas que possuem o hálito fétido passaram a ser chamadas de "bafo de onça".

Data de atualização: 18/07/2013.