Significado da Balança comercial

O que é a Balança comercial:

Balança comercial é uma expressão usada no âmbito econômico e que se refere ao conjunto de tudo o que é importado e exportado entre os países.

Quando determinado país tem maior importação de bens e serviços do que exportação, então significa que a sua balança comercial é desfavorável, visto que há uma maior valorização da produção feita no exterior do que a da nacional.

Entre as diversas consequências deste cenário desfavorável está a contribuição para a desvalorização da moeda local em relação a estrangeira, por exemplo.

Por outro lado, quando o país tem maior exportação de produtos do que de importação, significa que sua balança comercial é favorável, uma vez que há a valorização da produção nacional em comparação com a estrangeira.

Neste caso, a balança comercial favorável é uma clara vantagem para o país em questão, pois atrai moeda estrangeira, faz com que a moeda local se valorize e fortaleça, além de gerar muitos empregos dentro do país exportador, por exemplo.

Em resumo, a balança comercial pode ser classificada em três categoriais:

Superávit: quando têm mais exportações do que importações no país;

Déficit: quando as importações superam as exportações;

Equilíbrio comercial: cenário onde o número de importações e de exportações são equivalentes.

Saiba mais sobre o significado de Déficit.

Para se chegar ao saldo da balança comercial é necessário subtrair o valor correspondente às importações do das exportações. Caso o resultado seja positivo, então o saldo é favorável (superávit), se for negativo é desfavorável (déficit).

O resultado da razão (divisão) entre o total de exportações e importações indica o índice da taxa de cobertura do país. Isto quer dizer, a percentagem em que o valor das exportações consegue pagar as importações. Essa taxa é importante para avaliar o grau de independência ou dependência comercial de determinado país.

Ver também: significado de Superávit.

Balança comercial brasileira

No Brasil, as informações sobre a balança comercial do país são divulgadas semanalmente e mensalmente pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Além dos dados sobre a balança comercial brasileira, também é possível consultar as mesmas informações referentes aos estados, municípios, entre outros.

Data de atualização: 14/10/2019.