Significado de Begônia

O que é Begônia:

BegôniaBegônia é a designação comum a várias espécies de plantas begoniáceas, do  gênero das Begônia. É uma planta ornamental,muito apreciada pela beleza de suas flores e também de suas folhas. Tem a propriedade atitérmica e são cultivadas na sombra, em jardins ou estufas. 

A flor da begônia significa felicidade, delicadeza e cordialidade, é também indicada para namorados apaixonados, já que estão associadas à inocência e à lealdade do verdadeiro amor. Relativamente ao Feng Shui, a begônia é um símbolo de fertilidade.

Existem mais de mil espécies de begônias, e são muito apreciadas pelas suas flores que são muito características, apresentando belas cores. A begônia rex, por exemplo, apresenta folhas de grande tamanho e com uma cor especial, que costuma ser rosa ou marrom brilhante.

Apesar das folhas assumirem muito protagonismo nas begônias, algumas espécies são conhecidas pelas suas flores, como é o caso das espécies Begonia Elatior, Begonia Cucullata e Begonia Tuberosa. As flores destas espécies atingem tonalidades do branco ao vermelho. As flores da begônia são belas, dobradas e compactas, podendo também apresentar cor amarela e salmão. A variedade mais conhecida da begônia talvez seja a "begônia sempre-florida" (begonia semperflorens) que tem a característica de florescer durante todo o ano.

A begônia teve origem na América tropical e por esse motivo prefere um clima tropical. O clima brasileiro favorece o seu desenvolvimento e a begônia floresce com facilidade principalmente no sul, onde o clima é mais ameno.

Na Alemanha existe uma variedade da begônia chamada Merry Christmas (Feliz Natal), e como o próprio nome indica, é normalmente oferecida como presente de Natal.

O significado de Begônia está na categoria: Geral e pertence ao dossiê: Flores