Significado de Bienal

O que é Bienal:

Bienal é considerado tanto um adjetivo de dois gêneros, como um substantivo feminino da língua portuguesa que diz respeito a um período de tempo de dois anos. Define um acontecimento social ou artístico que acontece de dois em dois anos. Referente a um biênio

O plural de bienal é bienais.

Bienal do livro

No Brasil, em várias cidades brasileiras são organizadas bienais do livro, eventos que acontecem de dois em dois anos e que se focam na literatura. 

Em uma bienal do livro acontecem várias atividades lúdicas, palestras com importantes autores da literatura fictícia e não-fictícia, workshops e demais trabalhos que ajudam a conscientizar os visitantes da importância educacional da leitura para a construção do individuo como um ser informado e com senso crítico.

Atualmente, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e a Bienal do Livro de São Paulo são uma das pioneiras e mais importantes bienais dedicadas a literatura no país. 

Bienal na arte

Uma bienal na arte é uma exposição dedicada aos trabalhos artísticos contemporâneos de artistas de todo o mundo e que, assim como qualquer evento biênio, acontece de dois em dois anos. 

O principal evento de artes plásticas do Brasil é a Bienal de Artes de São Paulo, que teve início em meados do século XX, abrindo espaço para um novo tipo de arte que ganhava campo no cenário mundial e contemporâneo, principalmente o do movimento modernista

Ver também:

O significado de Bienal está na categoria: Geral