Significado de Bigorna

O que é Bigorna:

Bigorna é um bloco maciço de ferro, normalmente com duas pontas, usado como superfície para a modelagem de objetos e ferramentas de metais.

A bigorna era utilizada para forjar objetos de metais há séculos, no entanto a partir do século XIX começou a entrar em desuso entre os ferreiros, com a intensificação das novas ferramentas trazidas pela Revolução Industrial.

Até o século XIX, a bigorna era bastante explorada para a produção de armaduras, ferraduras para cavalos e armas em geral, como espadas, lanças, machados e etc.

Atualmente, as bigornas ainda são utilizadas, mas por um núcleo restrito de ferreiros e artistas plásticos de trabalham com metais como matérias-prima para suas obras de arte.

Na anatomia, a bigorna é o nome do segundo ossículo do ouvido médio, que compõe a chamada membrana auditiva, juntamente com o martelo, o estribo e da tuba auditiva. No ouvido médio é onde está localizado o tímpano, sendo a parte da audição responsável em transmitir as ondas sonoras ao nervo auditivo.

Martelo e bigorna

O ditado popular "estar entre o martelo e a bigorna" é comumente utilizado para expressar a condição de alguém que se encontra entre duas posições, situações ou decisões opostas, sendo que em qualquer uma das alternativas o indivíduo será penalizado ou vitimizado.

Data de atualização: 13/04/2015.