Significado de Bioestatística

O que é Bioestatística:

Bioestatística é o estudo aplicado da Estatística nas áreas da Biologia e da Medicina.

Este estudo busca compreender o planejamento, a coleta, a avaliação e a análise de todos os dados obtidos nas pesquisas biológicas e médicas, sendo de fundamental importância para os campos da epidemiologia, ecologia e psicologia social.

Uma vez que os objetos de estudo da Biologia se tornaram variados, a Bioestatística ampliou o campo para que qualquer modelo quantitativo pudesse ser empregado nas pesquisas e que pudesse atender ás necessidades de cada área específica.

Neste contexto, ela é capaz de avaliar com seguridade dados médicos e biológicos, para obter uma maior segurança nas análises clínicas, por meio de ferramentas avançadas e softwares específicos para a realização da análises estatísticas sobre o problema estudado.

Portanto, ela pode ser considerada um ramo especializado da Informática Médica, que é aplicação das comunicações e da informática à saúde, complementada pela Bioinformática, que é a tecnologia empregada para gestão e análise de dados biológicos.

A Bioestatística tem como principal vantagem o fato dela não apenas resolver, como é capaz de compreender uma complexa metodologia de estudo para responder às hipóteses, além de agilizar e organizar o sistema de investigação, desde o projeto geral, a amostra, o controle da qualidade de informação e a prestação dos resultados.

Ela também tem benefícios como poder desenvolver estudos que possibilitem a criação de novos remédios e a compreensão de doenças crônicas, como a AIDS e o câncer. Ela também tem se tornado fundamental para as pesquisas na saúde pública, como o estudo sobre epidemiologia, saúde ambiental, nutrição e saneamento, genética populacional, medicina, ecologia e bioensaios.

O significado de Bioestatística está na categoria: Geral