Significado de Bipolar

O que é Bipolar:

Bipolar é o que tem dois polos contrários ou seja, dois pontos que possuem características opostas.

Bipolar também é o nome dado a uma pessoa que tem comportamento contraditório porque tem alguns momentos de muito bom humor e alegria e em outros muita irritação.

Bipolar na psiquiatria

Na psiquiatria uma pessoa bipolar é alguém que possui um transtorno de comportamento que é caracterizado pela ocorrência de episódios de euforia e de depressão, alternados com períodos de normalidade.

Os casos de bipolaridade são chamados de transtorno bipolar de humor ou de transtorno afetivo bipolar.

Sintomas da bipolaridade

Os sintomas da bipolaridade podem variar de uma pessoa para outra, mas existem alguns que são mais comuns para a maioria dos bipolares.

Saiba quais são os sintomas mais comuns:

  • períodos de depressão e tristeza profunda,
  • períodos de agitação em excesso,
  • falta de energia para fazer as atividades do dia-a-dia,
  • alterações ne sono: insônia ou excesso de sono,
  • dificuldade de concentração,
  • problemas relacionados à autoestima,
  • aumento ou diminuição do apetite.

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica em que acontecem períodos alternados de estado depressivo e de euforia. O distúrbio atinge aproximadamente 1% da população e já se sabe que existe uma predisposição genética para a doença, ou seja, é comum que pessoas de uma mesma família tenham transtorno bipolar.

Quem sofre de bipolaridade pode passar por alterações de humor bastante extremas e os períodos de euforia e de depressão podem ser alternados com épocas em que o paciente não apresenta esses sintomas.

O diagnóstico é feito a partir da avaliação psiquiátrica e neurológica. Quanto mais cedo o paciente for diagnosticado, mais cedo ele poderá receber o tratamento adequado para diminuir a ocorrência e a intensidade das crises.

Sintomas do transtorno bipolar

Os sintomas de cada pessoa que tem bipolaridade podem variar, principalmente porque dependem da fase em que o transtorno está num determinado momento. Em geral os sintomas são bem intensos, tanto na fase depressiva quanto na fase eufórica.

Na fase da euforia, que pode durar dias, semanas ou meses, a pessoa pode ficar com a mente muito agitada e isso pode se refletir em todas as suas emoções ou atividades.

A agitação da mente acontece porque o fluxo de ideias fica muito acelerado e o estado de humor fica exaltado. Todas as atividades podem ficar mais exageradas, por exemplo: a pessoa fala muito, tem mais raiva e ansiedade, faz muitas compras, dorme em excesso, come mais e etc.

Já na fase da depressão os sintomas são o inverso, ou seja, a pessoa sente falta de energia física, falta de vontade de fazer suas atividades, diminuição de apetite e o raciocínio pode ficar mais lento. Nessa fase também podem acontecer pensamentos de suicídio.

Conheça 6 sintomas que podem identificar uma pessoa bipolar.

Bipolar na matemática

Na matemática bipolar é um sistema de coordenadas em que a posição de um determinado ponto é dada da seguinte forma:

  • pelas suas distâncias em relação a dois polos diferente ou
  • pelos ângulos que formam as semirretas que partem desses polos e passam pelo ponto com a reta que une os polos.

Veja também os significados de Transtorno, Bipolaridade e Transtorno Bipolar.

Data de atualização: 27/03/2018. O significado de Bipolar está na categoria: Geral e pertence ao dossiê: Doenças