Significado de Bipolaridade

O que é Bipolaridade:

Bipolaridade é o termo usado para se referir a uma pessoa que apresenta um comportamento com características contrárias em que se alternam momentos de euforia com momentos depressivos.

A bipolaridade é um transtorno de humor e também é chamada de transtorno bipolar ou transtorno afetivo bipolar.

Causas da bipolaridade

De acordo com a psiquiatria a bipolaridade pode ser ligada a uma herança genética, o que quer dizer que é mais provável que uma pessoa tenha o distúrbio se tiver outros casos em sua família.

Também se sabe que algumas alterações no cérebro podem ser responsáveis pela manifestação de bipolaridade.

Tipos de bipolaridade

Existem quatro variações da bipolaridade, conforme o tipo de manifestação dos sintomas. Alguns vão se manifestar na fase de euforia (maníaca) e outros na fase depressiva (hipomaníaca).

Veja:

  • Tipo I: a bipolaridade é tipo I quando as manifestações de euforia e de depressão acontecem de forma intensa. A manifestação dos sintomas pode ser tão forte que pode refletir em todas as relações e atividades do paciente.
  • Tipo II: no tipo II os sintomas são os mesmos do tipo I, a diferença é que eles costumam se manifestar de maneira mais leve.
  • Misto: no tipo misto existem episódios de depressão e euforia mais intensos como no tipo alternados com outros que são mais leves, como no tipo II. Por causa dessa variação de intensidade não é possível enquadrar a bipolaridade em nenhum dos outros tipos.
  • Ciclotímico: esse tipo é é considerado a manifestação mais leve da bipolaridade. Os sintomas ainda existem, mas de forma mais fraca e não costumam trazer grandes dificuldades ou prejuízos na vida e nas relações pessoais do paciente.

Sintomas da bipolaridade

A bipolaridade têm sintomas diferentes, conforme a fase do distúrbio. Além das fases de depressão e euforia também existem momentos em que o paciente não apresenta os sintomas.

São algumas características comuns da bipolaridade:

  • pensamentos e mente acelerada ou muito lenta,
  • sentimento de ansiedade,
  • humor e reações exageradas,
  • choro e tristeza,
  • alterações no sono (excesso ou falta),
  • mudanças bruscas de apetite,
  • falta de vontade de fazer atividades comuns,
  • pensamentos de suicídio.

Conheça estes 6 sintomas que ajudam a identificar uma pessoa bipolar.

Tratamento da bipolaridade

A bipolaridade é um distúrbio sem cura, mas que tem tratamento. Se for feito da maneira adequada o tratamento pode garantir que o portador do distúrbio tenha uma vida saudável.

O tratamento é feito com um conjunto de medidas que incluem o acompanhamento psicológico e psiquiátrico e o uso de remédios chamados estabilizadores de humor.

Também fazer parte do tratamento fazer alterações no estilo de vida que possam trazer mais equilíbrio para o paciente. Por exemplo: prática de exercícios físicos regulares, integração em grupos sociais, alimentação saudável e busca por atividades prazerosas.

Veja também os significados de Bipolar e Transtorno Bipolar.

Data de atualização: 28/03/2018.