Significado de Bissexto

O que é Bissexto:

Bissexto é normalmente o termo atribuído ao ano que possui 366 dias.

O prefixo bi refere-se a repetição de algo, neste caso, por estar seguido do número ordinal “sexto”, significa a sua repetição, ou seja, duas vezes o número seis.

Também é usual mencionar o 29º dia do mês de fevereiro como bissexto, em referência a esta particularidade que caracteriza o chamado “ano bissexto”.

A partir de um sentido figurado, este termo também pode ser utilizado para qualificar a escassa periodicidade de algo, como uma atividade, por exemplo.

A expressão “poeta bissexto”, por exemplo, costuma ser comum no Brasil para se referir a um poeta que publica seus textos literários ocasionalmente, com escassez.

Ano bissexto

É quando o ano tem 366 dias, ou seja, um dia a mais do que o normal.

Os anos bissextos ocorrem (quase sempre) em intervalos de quatro anos, quando o mês de fevereiro recebe um dia a mais: 29 de fevereiro. De acordo com o calendário gregoriano, um ano é bissexto quando é divisível por 4. Não é considerado bissexto quando é divisível por 100, a não ser que seja divisível por 400.

Veja também o significado do calendário gregoriano.

Os anos bissextos foram criados com o objetivo de regular o calendário anual com a translação da Terra, evitando que os eventos sazonais relacionados às estações do ano sejam alterados, por exemplo.

Descubra mais sobre o significado do ano bissexto.

Data de atualização: 04/10/2016.