Significado de Bomba atômica

O que é uma Bomba atômica:

A bomba atômica ou bomba nuclear é uma espécide de arma explosiva derivada de reações nucleares, com altíssimo poder de destruição.

Ela foi elaborada inicialmente durante a Segunda Guerra Mundial, seguindo as pesquisas de alguns cientistas sobre as teorias de Albert Einstein sobre o estudo do átomo e a partir da  necessidade de se produzir novas armas para combate.

Altamente destrutiva, a função explosiva da bomba atômica é causada pelos processos de reações nucleares conhecidos como fissão e fusão. A fissão consiste na divisão de um átomo pesado em dois ou mais fragmentos através do bombardeamento feito com nêutrons que libera uma grande quantidade de energia.  Já a fusão é tem como função colidir dois átomos propositalmente para formar um terceiro, mais pesado que também libere grandes cargas de energia.

Este processo das reações nucleares ou a combinação delas liberam uma quantidade extrema de energia, capaz de destruir cidades inteiras através da gigantesca explosão e por incêndios e radiação subsequentes.

O maior exemplo dos desastres que o lançamento de uma bomba atômica pode causar foram os atentados que destruíram Hiroshima e Nagasáqui em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial. As bombas que destruíram as cidades foram produzidas com urânio e plutônio, elementos radioativos que provocam grandes explosões nucleares e tinham uma potência equivalente a 20 mil toneladas de dinamite.

As bombas atômicas são consideradas armas de destruição em massa e seu uso e controle têm sido um dos principais focos da política de relações internacionais desde a sua criação.

Bomba atômica e bomba de hidrogênio

Anos após o desenvolvimento da primeira bomba atômica, os Estados Unidos criaram a bomba de hidrogênio ou bomba termonuclear, que utiliza a mesma tecnologia da bomba atômica, porém seu processo de detonação é mais forte.

Enquanto a bomba atômica tem o seu processo de explosão realizado através da fissão nuclear, o processo de detonação da bomba de hidrogênio inclui várias etapas, começando com a detonação de uma bomba atômica.

A primeira explosão gera temperaturas de milhões de graus, originando energia suficiente para forçar a aproximação de seus dois núcleos leves, combinando-os num segundo estágio conhecido como fusão nuclear – no caso, de isótopos de hidrogênio.

Veja mais sobre o significado de bomba de hidrogênio.

O significado de Bomba atômica está na categoria: Geral