Significado de Bomba de hidrogênio

O que é uma Bomba de hidrogênio:

A bomba de hidrogênio, bomba H ou ainda bomba termonuclear é um tipo de arma altamente explosiva e destrutiva, derivada do processo de reação física conhecida como fusão nuclear.

Ela é um tipo de armamento que utiliza o mesmo processo tecnológico da bomba atômica, porém seu poder de destruição equivale a explosão de centenas delas, podendo causar desastres com maiores proporções.

O processo de detonação de uma bomba de hidrogênio passa por várias etapas e inicia com a detonação de uma bomba atômica.

Este processo de reação nuclear ocorre geralmente após uma primeira explosão e na presença de átomos considerados leves, como o hidrogênio. Uma vez que estes átomos são acelerados, seus núcleos se colidem de maneira que se fundem em apenas um núcleo, liberando uma quantidade de energia maior até que a energia ncessária para promover a reação.

Bomba de hidrogênio e bomba nuclear

Ao contrário do que ocorre com a bomba nuclear, que se origina do processo de fissão nuclear (quando os átomos se “quebram”, liberando grandes quantidades de energia), a bomba de hidrogênio deriva do processo da união dos átomos para liberar energia.

A diferença é que enquanto a o processo da bomba nuclear libera cerca de 10% da energia contida no núcleo dos átomos, o processo da bomba de hidrogênio é capaz de liberar cerca de 40% dessa energia. Mas para que isso ocorra, é necessário ter temperaturas muito altas para dar início ao processo de fusão. Por isso, a reação de fissão nuclear é usada como processo incial que desencadeia a reação de fusão.

Veja também os significados de bomba atômica e hidrogênio.

O significado de Bomba de hidrogênio está na categoria: Geral