Significado de BRICS

O que são BRICS:

BRICS é o nome de um conjunto econômico de países considerados "emergentes", formado atualmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ao contrário do Mercosul ou da União Europeia, o BRICS não pode ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes.

O economista Jim O'Neil foi o criador da expressão BRICs (até então com "s" minúsculo para designar o plural de BRIC), em 2001, com a intenção de denominar um grupo formado por países emergentes que se encontravam em situação econômica similar. O Brasil, Rússia, Índia e China foram os países que inicialmente formavam o BRIC.

Até então o BRIC era um conceito utilizado apenas por economistas e cientistas políticos para classificar um grupo de países em desenvolvimento e com potencialidades econômicas elevadas. As nações que constituem o BRICs possuem potencial para superar as atuais grandes potências mundiais em um período de até cinco décadas, de acordo com os especialistas em política internacional.

No entanto, a partir de 2006, os países membros do BRIC decidiram se articular e diplomatizar o grupo, criando estratégias de apoio mútuo entre as nações emergentes. Esta decisão foi tomada durante a 61º Assembleia Geral das Nações Unidas, que também serviu para melhorar a comunicação entre os BRICs.

Em 2011 houve a adesão de mais um país ao BRIC, a África do Sul, alterando o nome do grupo para BRICS (com "s" maiúsculo representando South Africa, nome inglês da África do Sul).

Muitos consideram o BRICS como uma ameaça para as atuais grandes potenciais econômicas mundiais, como os Estados Unidos e a União Europeia.

Reunindo cerca de 45% da força de trabalho que existe no planeta e o maior mercado de consumo, os BRICS conseguem gerar em média 20% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial por ano.

Banco do BRICS

Em 2014, durante a VI Conferência de Cúpula dos BRICS, em Fortaleza no Brasil, foi oficializada a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido por "Banco de BRICS".

O principal objetivo do Banco do BRICS é auxiliar no financiamento para a ampliação da infraestrutura das nações emergentes e subdesenvolvidas.

O Novo Banco de Desenvolvimento funciona como uma alternativa ao Banco Mundial ou ao Fundo Monetário Internacional - FMI.

A sede do Banco do BRICS é em Xangai, na China.

Saiba mais sobre blocos econômicos.

Data de atualização: 24/04/2019.