Significado de Bugado

O que é Bugado:

Bugado significa com defeito, com erro. É uma expressão usada na área da informática para indicar que a máquina está apresentando algum problema ou que apresenta um erro no funcionamento do software.

“Estar bugado” é apresentar alguma falha na lógica de um programa, que resulta em complicações inesperadas ou indesejadas, muitas vezes por erros no próprio código fonte, por algum problema no sistema operacional, no framework, no compilador ou no interpretador.

Origem da expressão bugado

A expressão “bugado” tem origem na palavra “bug”, que é uma gíria americana que significa “defeito”, “falha”. No sentido geral significa “inseto”.

O termo “bug”, segundo alguns historiadores, foi usado por Thomas Edison quando alguns insetos causaram problemas de leitura em seu fonógrafo, no ano de 1878.

Em 1946, o termo “bug” tomou maior sentido quando o primeiro computador eletrônico (Eletronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), criado em 1946, foi invadido, no seu interior, por insetos atraídos pela luminosidade das válvulas, provocando curto circuito nas placas e consequentemente falhas nos programas.

Bug do milênio

Bug do milênio ou Bug Y2K foi o termo usado para descrever o pânico que surgiu antes da virada do milênio, de 1999 para 2000. Acreditava-se que os sistemas informatizados entrariam em pane, uma vez que todas as datas eram representadas por dois dígitos, onde “1985” era representado com “85”. Temia-se que os sistemas pudessem confundir o ano 2000 com o ano 1900.

Acreditava-se que a troca das informações levariam os clientes bancários a verem suas aplicações com resultados negativos, de credores passariam a devedores. Acreditava-se também que sistemas militares que controlavam arsenais bélicos, como bombas nucleares pudessem falhar.

Data de atualização: 14/12/2016.