Significado de Busto

O que é um Busto:

nefertiti

Busto é um substantivo masculino que caracteriza a representação artística da parte superior do corpo de uma figura humana, podendo ser esculpida ou pintada.

Normalmente, a representação de um busto tende a recriar, da maneira mais fiel, os traços físicos da parte superior do corpo de um indivíduo, como a cabeça, pescoço, ombros e parte do torso.

O busto pode ser confeccionado em diversos materiais como bronze, argila, mármore e outros sólidos duráveis. No âmbito das artes, os bustos também podem ser feitos de desenhos, pinturas ou outros modos de criação.

Os romanos foram os primeiros a popularizar a apresentação dos bustos, para representar suas personalidades mais ilustres. Alguns destes bustos foram confeccionados com materiais muito resistente e alguns deles ainda estão conservados até hoje, como o de Nefertiti e Aristóteles.

Ele tem origem do latim bustum, que faz referência e é utilizado para denominar o lugar onde é queimado e sepultado um defunto.

O busto é utilizado também para referenciar a parte do corpo feminino onde se encontram os seios.

Exemplo: “Maria é uma mulher que tem o busto proeminente”.

Ele pode ser substituído por sinônimos como tórax, peito, torso, entre outros.

Normalmente, para se confeccionar uma roupa, é necessário realizar a medição do corpo, assim como também é necessário medir o busto. Esta medição é feita com fita métrica. Ela é passada ao redor do corpo e é medida apenas a parte mais larga do torso.

O termo busto ainda pode ser usado para caracterizar um campo utilizado para pastagem de bois e cortes de lenha.

Data de atualização: 24/01/2018.