Significado de Cadeia de Valor Empresarial

O que é Cadeia de Valor Empresarial:

Cadeia de valor empresarial é o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização, que tem início nas fontes de matéria-prima básica, passando pelos fornecedores, ciclos de produção e de venda, até a fase de distribuição final.

Já a contabilidade gerencial, adota o enfoque da cadeia de valor dentro da empresa, sob a perspectiva de valor agregado, suas compras, seus processos internos, suas funções, seus produtos e seus consumidores, começando com o pagamento aos fornecedores que representam as compras e encerra com os encargos aos consumidores que são as vendas.

Na cadeia de valor empresarial o custo e a qualidade dos produtos são responsáveis, pelas vantagens competitivas que a organização dispõe, em relação a outras empresas inseridas no mesmo ramo, e que são fruto da sua capacidades de eficácia e eficiência.

Na cadeia de valor empresarial a empresa conta em sua atividade primária, onde acontece a criação e a transformação dos produtos e serviços, com a logística, tanto interna quanto externa e nas atividades relacionadas com a comercialização e a promoção do produto, conta com seu marketing , vendas e serviços onde encontra o pós-venda que vai acrescentar valor ao produto vendido.

A infra-estrutura da empresa, a gestão de Recursos Humanos, o desenvolvimento tecnológico e a aquisição de matéria prima, apoiam direta ou indiretamente a execução das atividades primárias da empresa.

Veja o significado de As 5 forças de Porter.

Data de atualização: 07/12/2017.