Significado de Cadeia de valor

O que é Cadeia de valor:

Cadeia de valor é um modelo de estruturação das atividades desenvolvidas pelas empresas, visando garantir a máxima qualidade do serviço e produto ao cliente final, além de criar vantagem competitiva no mercado.

O conceito da cadeia de valor foi criado pelo professor estadunidense Michael Eugene Porter, que consiste na criação de um fluxograma dos conjuntos de atividades essenciais para a agregação de valor ao produto ou serviço de determinada empresa.

Na cadeia de valor de Porter, cada etapa do processo de desenvolvimento do produto ou serviço é essencial para a sua valorização total, desde o modo como é mantida a relação com os fornecedores da matéria-prima, até o modo como o produto final é entregue aos consumidores.

Com a cadeia de valor a empresa consegue identificar quais as etapas de produção responsáveis por agregar valor ao produto e, com isso, desenvolver uma estratégia que ajude a potencializar esses setores.

Assim, aqueles processos que não agregam nenhum valor podem ser revistos, seja como alvo de reestruturação ou corte (evitando desperdício de dinheiro e tempo de produção).

De acordo com o esquema proposto por Porter, a cadeia de valor pode ser dividida em dois principais grupos de atividades:

  • Atividades primárias: logística interna; operações; logística externa; marketing; vendas; e serviço (pós-venda).
  • Atividades de apoio: aquisição; desenvolvimento de tecnologias; gerência de recursos humanos; e infraestrutura da empresa.

Saiba mais sobre o significado da Cadeia de valor empresarial e as 5 forças de Porter.

Data de atualização: 11/12/2017.